SpaceX lança primeiro satélite orbital da história de Bangladesh

SpaceX lança primeiro satélite orbital da história de Bangladesh

O objetivo da primeira missão foi colocar em órbita um satélite de comunicações do Bangladeche.

Com menos de um minuto antes do lançamento, a SpaceX abortou o lançamento de seu novo foguete Falcon 9 Block 5, que a empresa da Califórnia promete ser mais poderosa e fácil de reutilizar.

O motivo prende-se com o novo modelo do foguetão Falcon 9 que será estreado neste missão. Ainda que as especificações não sejam conhecidas, são bem conhecidos os objetivos da agência aeronáutica de Musk com o Block 5.

O foguete Falcon 9 Block 5 foi construído para voltar a voar até 10 vezes com uma reforma mínima, disse Elon Musk, CEO da SpaceX, a repórteres antes do lançamento.

Enquanto as versões anteriores podiam ser relançadas duas vezes, o Block 5 poderá ser relançado pelo menos 10 vezes, sem substituição de peças. As estimativas são que o custo por lançamento reduza em pelo menos 20 milhões de dólares, permitindo à SpaceX cobrar menos (e possivelmente lucrar mais) com cada missão.

A SpaceX pousou 11 de seus foguetes em terra e 13 em plataformas flutuantes no oceano, em seu esforço para baixar os custos dos voos espaciais e aumentar a reciclagem das partes de foguetes.

Você pode conferir a transmissão do lançamento do foguete no vídeo acima. Inicialmente apontada para esta madrugada, o lançamento foi reagendado para o dia de hoje devido a condições meteorológicas inapropriadas.

Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.

Artigos relacionados