Segurança Social lança novo Simulador de Pensões

Segurança Social lança novo Simulador de Pensões

A nova ferramenta fica disponível aos cidadãos a partir de quarta-feira. Pode autenticar-se com o cartão do cidadão ou através da chave móvel digital (meio que permite aceder a serviços em portais e sítios na Internet de entidades públicas e privadas). A ferramenta pode ajudar os contribuintes a gerir a data de entrada na reforma, sublinhou ontem o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, na apresentação do simulador. O serviço disponibiliza uma simulação direta com base nos descontos atuais, e uma solução à medida, em que o utilizador escolhe os anos de trabalho, o valor dos salários futuros ou até a taxa de inflação. Com esta simulação fica a saber a idade estimada da reforma e o valor bruto estimado da pensão.

"Para além do regime geral, o simulador prevê também as pensões antecipadas por desemprego de longa duração e por flexibilização de idade".

António Costa reforçou o facto de que o "sistema da Segurança Social tem vindo a reforçar o seu equilíbrio", tendo 2017 sido o "melhor ano da década" no que ao aumento das contribuições diz respeito.

Artigos relacionados