Registra 39 mortes por H1N1

Registra 39 mortes por H1N1

Até a manhã desta segunda-feira (14), 1.080.318 pessoas foram imunizadas contra a influenza em Pernambuco, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

De acordo com o órgão, apesar do avanço dos casos, o número de pessoas mortas não cresceu em relação ao último levantamento, que foi divulgado no dia 9 de maio. Desde essa data, o número de óbitos continua sendo 15. Na capital, 14 pacientes contraíram o H3N2, um H1N1, e dois foram infectados por Influenza A não subtipado.

Até 28 de maio, foram três resultados laboratoriais positivos para influenza A (H1N1) de pacientes com Srag que evoluíram para morte. As mortes ocorreram em seis cidades. Os demais municípios foram Camaçari (1); Lauro de Freitas (1); Retirolândia (1); Saúde (1) e Serrinha (1). Os idosos são as principais vítimas mortas (63,1%).

Do total de casos de SRAG, 132 foram confirmados para Influenza, sendo 114 pelo subtipo A H1N1, com 15 deles evoluindo para morte. Quando estes sintomas vêm associados a uma dificuldade respiratória com necessidade de hospitalização, o quadro apresentado é a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) - a notificação às autoridades de saúde é obrigatória na ocorrência de hospitalização ou óbitos.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou no dia 23 de abril e vai até 1º de junho. Além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, podem ser vacinadas as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, na região de Araçatuba a meta é vacinar 192,5 mil pessoas no período.

Artigos relacionados