Prefeitura de Manaus inicia vacinação contra Influenza no próximo dia 12

Prefeitura de Manaus inicia vacinação contra Influenza no próximo dia 12

Segundo o calendário do governo federal, entre os dias 7 e 11, será a vez da imunização das crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), além das mulheres que estão em período pós-parto, aquelas que deram à luz em até 45 dias, as chamadas puérpuras. Somente a partir do dia 12 de maio, quando acontecerá o Dia D da Campanha, é que pessoas acima de 60 anos poderão ser vacinadas.

As vacinas contra a gripe atuam, como quaisquer outras vacinas, como uma forma de prevenção de uma doença, a gripe, no caso.

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza tem como padrinho o ex-jogador de futebol Pelé, que convoca todos os públicos a se vacinarem.

Cachoeira do Sul vacinou até o meio-dia sexta-feira (04) 8.398 pessoas que integram o grupo prioritário para vacinação contra gripe A, o que presenta 36,23% deles. A orientação da Secretaria Municipal da Saúde é que profissionais de saúde e professores apresentem na hora da vacinação um documento que identifique a sua profissão (crachá, carteira de trabalho, carteira do seu sindicato ou contracheque).

Pessoas com doenças crônicas (como o diabetes) e outras condições clínicas especiais também devem receber a vacina.

- Professores das escolas públicas e privadas. A análise leva em conta todos os Estados e o Distrito Federal, regiões onde grupos podem ser mais afetados, frequência e proporção de casos, mortalidade, gravidade dos casos, entre outros aspectos. A campanha vai até 1º de junho. "Existem alguns mitos sobre a vacina que precisam ser esclarecidos".

Conforme o Ministério da Saúde, gestante que toma vacina contra gripe ajuda a proteger o bebê, além de ser benéfico a ela já que a gestação deixa a mulher com imunidade mais baixa. "Na verdade, a vacinação é a melhor forma para evitar a doença e não o contrário", reitera a enfermeira e coordenadora do Centro Municipal de Imunização, Maria Regina de Paula.

A segunda prévia divulgada pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que, desde o início da campanha de vacinação contra a influenza, em 23 de abril, já foram imunizadas 24.645 pessoas, o que representa uma cobertura de 37,9% do público alvo recomendado pelo Ministério da Saúde.

Artigos relacionados