Pedidos de aposentadoria passarão a ser feitos pelo telefone e pela internet

Pedidos de aposentadoria passarão a ser feitos pelo telefone e pela internet

A partir de segunda-feira (21), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) deixará de agendar atendimento presencial para a realização de pedidos de aposentadoria por idade.

Além de ser válido para aposentadorias por idade, o novo esquema de atendimento também se aplica a solicitações de salário-maternidade. As solicitações, feitas por internet ou telefone, vão ser analisadas automaticamente.

O INSS também vai exigir marcação de data e horário para quem quiser cadastrar declaração de cárcere (quando o segurado é preso), desistência de aposentadoria, desbloqueio dE benefício para empréstimo e emissão de certidão comprovando que não há dependentes habilitados a receber pensão por morte de um segurado.

Quando não faltar nenhuma informação, o benefício será concedido a distância, sem a necessidade de ir até um posto do INSS.

Após protocolar o pedido, a orientação do órgão é que o trabalhador acompanhe o andamento pelo site ou pelo 135. A medida deve agilizar a concessão desse tipo de benefício.

O presidente do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), Roberto de Carvalho Santos explica que, mesmo com a concessão automática, o instituto é obrigada a enviar à casa do segurado a carta de concessão da aposentadoria. Caso haja erro de cálculo, o prazo é de dez anos para pedir uma revisão.

Artigos relacionados