Nasa vai enviar mini-helicóptero para explorar Marte em 2020

Nasa vai enviar mini-helicóptero para explorar Marte em 2020

Conhecido simplesmente como "O helicóptero marciano", o dispositivo pesa menos de quatro libras (1,8 kg), e sua seção principal do corpo, ou fuselagem, é aproximadamente do tamanho de uma bola de futebol. O objetivo é estudar a habitabilidade do planeta vermelho, procurar sinais de vida antiga e avaliar os recursos naturais, bem como os riscos para futuros exploradores humanos.

A Mars 2020 está prevista para ser lançada em julho de 2020 com uma chegada à superfície de Marte prevista para fevereiro de 2021. "A ideia de um helicóptero a voar no céu de um outro planeta é entusiasmante", completou.

"Desse modo, para fazê-lo voar nessa baixa densidade atmosférica, tivemos que examinar tudo, tornando-o o mais leve possível, mas tão forte e tão poderoso quanto possível", apontou.

"O recorde de altitude de um helicóptero voando aqui na Terra é de cerca de 40.000 pés [12 mil metros]".

Nenhuma nação jamais voou em um helicóptero em Marte antes.

As pás de sua hélice giram 10 vezes mais rápido do que o ritmo das de um helicóptero na Terra para ganhar força de elevação na fina atmosfera de Marte, que é de somente 1% daquela do nosso planeta.

Engenheiros construíram as duas lâminas antiderrotantes do helicóptero para "penetrar na fina atmosfera marciana a quase 3.000 rpm - cerca de 10 vezes a taxa de um helicóptero na Terra", disse um comunicado da Nasa. O helicóptero vai estar equipado com "paineis solares para recarregar as suas baterias de lítio e com um dispositivo de aquecimento para o preservar das noites frias marcianas", explicou Mimi Aung, chefe do projeto.

A Nasa considera o helicóptero uma "demonstração de tecnologia de alto risco e alta recompensa".

A missão visa demonstrar a viabilidade e potencial do veículo em Marte.

Se falhar, isso não afetará a missão de Marte 2020.

Artigos relacionados