Maio tem inicio a Campanha Contra Febre Aftosa

Maio tem inicio a Campanha Contra Febre Aftosa

Durante o mês de maio, o município de Araruama realizará uma campanha de vacinação contra a Febre Aftosa.

A primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa no Rio Grande do Sul começa nesta terça-feira (1º) e segue até o dia 31 de maio.

"É importante frisar que nessa etapa todos os bovinos e bubalinos, independente de idade, devem ser vacinados".

Segundo o médico veterinário do Sistema Famasul, Horácio Tinoco, o Estado é livre de aftosa com vacinação desde 2008 no Pantanal e Planalto e, desde 2011, na Fronteira.

Há 11 anos Mato Grosso mantém o índice de vacinação acima de 99%.

Em junho do ano passado, o governo federal já havia anunciado, com o objetivo de reduzir custos, a retirada do sorotipo C da vacina, após o Centro Americano de Febre Aftosa concluir que essa variedade do vírus não circula mais na América do Sul. Por isso, reforça Werner, a conscientização de todos quanto à importância da prevenção é fundamental no combate à reintrodução do vírus desta doença no estado.

Durante 35 dias, 15 equipes do Indea compostas por médicos veterinários e agentes fiscais, irão atuar na fiscalização da vacinação contra febre aftosa em propriedades rurais, nos municípios de Cáceres, Porto Espiridião, Pontes e Lacerda, e Vila Bela da Santíssima Trindade, na área de 15 km de fronteira seca com a Bolívia.

A Agência ainda orienta aos criadores que aproveitem a concentração dos animais no período da campanha para já vacinar as bezerras, que têm entre 3 e 8 meses de idade, contra a brucelose. A doação das vacinas será feita no Parque de Exposição Manuel Marinho Leão, na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, entre o dia 1º e 30 de maio. O registro poderá ser feito até 2 de julho.

Artigos relacionados