Lote residual do IR contempla 2 mil contribuintes na região

Lote residual do IR contempla 2 mil contribuintes na região

A Receita Federal abre a partir das 9h desta terça-feira (8) a consulta ao lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, referentes aos exercícios de 2008 a 2017.

Serão liberados R$ 200 milhões em depósitos em conta bancária para 125.569 contribuintes. Desse total, R$ 85.314.569,52 são de contribuintes que têm preferência no recebimento, segundo definição do artigo 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 23.957 idosos e 2.140 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Os pagamentos serão feitos em 15 de maio. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações e situação cadastral no CPF - Cadastro de Pessoas Físicas.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146. Nesta hipótese, segundo a instituição, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega da declaração retificadora.

De acordo com Francisco Arrighi, diretor da Fradema Consultores Tributários, assim que a declaração é enviada ao sistema da Receita Federal o cruzamento dos dados é processado e realizado em poucas horas, caso existam inconsistências no documento, como números errados ou omissão de informações, a mesma é imediatamente retida em malha fina.

Segundo a Receita Federal, a restituição ficará disponível, durante um ano, no banco informado no ato do envio da declaração.

Caso o valor não seja creditado, basta ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para 0800-729-0001 ou 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Artigos relacionados