Georges Méliès é homenageado com Doodle do Google em realidade virtual

Georges Méliès é homenageado com Doodle do Google em realidade virtual

A Google disponibilizou em sua ferramenta de busca o seu primeiro Doodle interativo de realidade virtual, desta vez trazendo uma homenagem fantástica ao Georges Méliès, ilusionista e cineasta francês que foi um dos pioneiros dos efeitos especiais nas telonas. A data escolhida deve-se ao facto de esta quinta-feira se assinalarem os 112 anos do lançamento do filme 'À la conquête du pôle' (À conquista do Polo), lançado no dia 3 de maio de 1912. A animação do Google, inclusive, retrata o filme de 1902.

A experiência imersiva pode ser vista a partir de smartphones, cardboards, do Google Daydream e do aplicativo Google Spotilight Stories. Não haveria maneira melhor de homenagear isso do que usando uma das ferramentas mais inovadoras e imersivas que temos hoje para contar histórias: "a realidade virtual".

Georges Méliès foi pioneiro em muitas técnicas de ficção nos primeiros tempos do cinema, principalmente na utilização de efeitos especiais - é mesmo conhecido como "o pai dos efeitos especiais" - e na criação de alguns dos primeiros filmes de ficção científica. A homenagem do Google a Méliès foi produzida pelas equipes Google Spotlight em pareceria com a Google Arts & Culture e a Cinémathèque Française.

Artigos relacionados