Escolhidas as últimas dez canções para a final da Eurovisão

Escolhidas as últimas dez canções para a final da Eurovisão

As duas primeiras nações não conseguiram, no entanto, o apuramento para a final. 'Dance You Off', bem emoldurada por belos efeitos gráficos, será a sua contribuição para a final. "Temos de retirar em três dias o que demorou quatro semanas a montar", referiu. Em comparação com o ano transato, a transmissão registou um crescimento audimétrico.

A título de exemplo, o supervisor executivo do Festival Eurovisão da Canção referiu que "alguns 'broadcasters' [a estação de cada país inscrita na EBU e que em determinado ano acolhe o concurso, este ano é a RTP] não incluem os seus trabalhadores nos cálculos, outros investem em novo equipamento e usam isso como parte de um plano de investimento e alguns recebem grandes apoios do Estado e das autarquias".

O festival europeu da canção é organizado pela União Europeia de Radiodifusão, que necessita de financiamento, e esses cinco países são os que mais contribuem para este consórcio europeu.

O financiamento para a Eurovisão é proveniente do Fundo de Desenvolvimento Turístico de Lisboa. Mas, no final da noite, só 10 se vão apurar para a grande final, a realizar no próximo sábado, dia 12.

Portugal, que este ano concorre com o tema "O Jardim", interpretado por Cláudia Pascoal e composto por Isaura, tem entrada direta na final, por ser o país anfitrião.

Sobrinho da vencedora da Eurovisão em 2000, o sueco Benjamin Ingrosso trouxe os ensinamentos de Justin Bieber, mas também de Justin Timberlake ou até Michael Jackson, até à Altice Arena.

Na terça-feira, durante a primeira semifinal, ficaram apuradas para a final as canções da Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda.

Artigos relacionados