Reis de Espanha dão jantar em honra de Marcelo Rebelo de Sousa

Reis de Espanha dão jantar em honra de Marcelo Rebelo de Sousa

O rei de Espanha sublinhou que os dois países tiveram de atravessar crises económicas, mas hoje vivem tempos de recuperação económica que devem ser aproveitados para diminuir as desigualdades sociais, sem deixar para trás os mais vulneráveis. Eu e a rainha esperamos que se sinta como se estivesse em vossa casa", começou por referir, recordando de seguida a distinção que recebeu durante a visita de Estado que fez a Portugal em 2016: "Quero agradecer-lhe sinceramente pela sua generosidade em conceder-me o Grande Colar da Ordem da Liberdade, uma distinção que reconhece a defesa da liberdade, democracia e direitos humanos.

Foram convidadas para esta receção personalidades do desporto ligadas a Espanha, como os futebolistas Luís Figo e Ricardinho, e o chefe de Estado já disse que gostaria de contar com a presença de Cristiano Ronaldo, melhor marcador da história do Real Madrid e da seleção portuguesa de futebol.

Esta é a primeira vez, desde 2006, que um Presidente português visita o país vizinho.

Numa parte do discurso em que falou em português, Felipe VI sublinhou "a intensa e decidida participação de Portugal na Cimeiras Ibero-Americanas".

Terça-feira o Presidente tem marcado um encontro com jovens portugueses que se encontram a estudar em Espanha na Universidade Carlos III, e depois com Mariano Rajoy, líder do Governo espanhol.

Marcelo regressará a Lisboa na próxima quarta-feira, 18. Ao fim do dia oferecerá, no Palácio do Pardo, onde está instalado, uma receção em honra dos reis de Espanha, de retribuição pelo banquete que estes lhe ofereceram na segunda-feira.

Artigos relacionados