Novos ministros dos Transportes e da Saúde tomam posse nesta segunda-feira

Novos ministros dos Transportes e da Saúde tomam posse nesta segunda-feira

As posses dos ministros e os próximos passos da reforma ministerial ocorrem em meio ao impacto causado no governo pelas prisões de amigos do presidente Michel Temer durante o feriado de Páscoa.

O presidente Michel Temer dará posse, na segunda-feira (2), aos novos ministros do Ministério dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, e do Ministério da Saúde, Gilberto Occhi.

Todos os ministros que quiserem disputar as eleições deste ano têm até o dia 7 de abril para deixarem seus cargos, na chamada desincompatibilização.

Occhi, que estava na presidência da Caixa e assumiu a pasta da Saúde, afirmou que defende as "vitórias" de Temer e citou indicadores econômicos, como a queda da inflação e a aprovação do teto de gastos. Foi definido que o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, ocupará a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

O novo ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, é atualmente diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e irá substituir Maurício Quintella. Nelson Antônio, agora presidente da Caixa, era vice-presidente de Habitação do banco.

Na quinta-feira (29), a Polícia Federal prendeu, na operação Skala, o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo.

A Operação Skala foi autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito que investiga se Temer, por meio de decreto, beneficiou empresas do setor portuário em troca de suposto recebimento de propina. Esteves Colnago, atual secretário-executivo da pasta, será o novo chefe do Planejamento.

Já de olho na reconstrução da base, Temer empossa hoje os ministros que vão recompor o governo após a debandada de aliados para concorrer a cargos nas eleições - o prazo para a saída dos ministros termina no sábado.

Artigos relacionados