Nasa lançará novo telescópio para buscar planetas parecidos com a Terra

Nasa lançará novo telescópio para buscar planetas parecidos com a Terra

O novo telescópio da NASA vai procurar planetas do tamanho da Terra que possam albergar alguma forma de vida.

O lançamento do telescópio TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite, Satélite de Rastreio de Exoplanetas em Trânsito) será feito a bordo do foguetão Falcon 9, da empresa aeroespacial privada SpaceX, da base de Cabo Canaveral, na Florida, nos Estados Unidos. Nos dois anos seguintes, a missão do satélite será analisar mais de 200 mil estrelas brilhantes para lá do nosso sistema solar, procurando por planetas que circulem à volta desses corpos celestes.

Como Kepler, o primeiro telescópio do género lançado em 2009 pela agência espacial americana, o TESS utiliza o método de trânsito, capaz de detetar planetas quando eles passam em frente às suas estrelas e diminuem a sua iluminação de maneira momentânea.

Estas oscilações permitem caracterizar detalhadamente as estrelas, como a sua massa, o diâmetro e a idade, conforme explicou anteriormente à Lusa o cientista, contemplado este ano com uma bolsa europeia Marie Curie no valor de 160 mil euros.

De acordo com a NASA, o TESS pode vir a descobrir cerca de 20.000 exoplanetas.

Nos próximos anos "poderemos sair para dar uma caminhada e apontar para uma estrela e saber que tem um planeta", concluiu.

A missão Kepler permitiu descobrir 2.300 novos exoplanetas confirmados por outros telescópios.

"TESS é uma ponte entre o que aprendemos dos exoplanetas e para onde nos dirigimos no futuro", disse Jeff Volosin, diretor do projeto no Goddard Spaceflight Center da Nasa. "Tenho a esperança de que algum dia nas próximas décadas sejamos capazes de identificar as condições potenciais da existência de vida fora do sistema solar", assumiu.

Artigos relacionados