Mansueto Almeida é confirmado como secretário do Tesouro Nacional

Mansueto Almeida é confirmado como secretário do Tesouro Nacional

O ministério da Fazenda confirmou nesta segunda-feira (16) a indicação do atual secretário de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria, Mansueto de Almeida Junior, para o comando do Tesouro Nacional, após Ana Paula Vescovi deixar o posto para assumir a secretaria-executiva da Fazenda.

Especializado em contas públicas, seu nome chegou a ser ventilado para o comando do Planejamento após o recente troca-troca na Esplanada por conta da saída de ministros para participação nas eleições deste ano. O comunicado traz mais mudanças. Depois que ingressou no Ministério da Fazenda, continuou postando no Twitter, mas em menor frequência.

Guardia também decidiu indicar Ariosto Antunes Culau para o cargo de secretário-executivo adjunto. O ministro tem feito remajamentos, mas tem mantido os mesmos nomes na pasta. O economista Mansueto Facundo de Almeida Júnior será o novo secretário. Foi coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica no Ministério da Fazenda, entre 1995 e 1997; assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal, de 2005 a 2006. Em 2014, atuou como consultor privado, mas voltou ao serviço público em 2016.

Ariosto Antunes Culau é Analista de Planejamento e Orçamento, tendo exercido vários cargos nessa área, tais como diretor de Programas Econômicos, secretário adjunto e secretário de Orçamento Federal, no Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Alexandre Manoel Angelo da Silva também é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea.

O novo secretário do Tesouro Mansueto tem trânsito no meio político e é bem-visto por aliados do governo que tratam da relação da equipe econômica com o Congresso.

Em nota, a Fazenda informou ainda que o subsecretário de Governança Fiscal e Regulação de Loteria, Alexandre Angelo da Silva, assumirá agora a secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria. No Ministério da Fazenda, foi coordenador-geral do Gabinete do Ministro, subsecretário para Assuntos Econômicos da Secretaria Executiva e, atualmente, ocupa a Chefia de Gabinete do Ministro da Fazenda.

Artigos relacionados