Trump demite Tillerson em meio a negociação com Pyongyang

Trump demite Tillerson em meio a negociação com Pyongyang

Teve um papel direto no "programa de rendição extraordinária" da agência, em que pessoas acusadas de terrorismo sequestradas pelos serviços secretos dos Estados Unidos ficaram sob a custódia de governos estrangeiros e foram mantidos em instalações secretas fora do país, onde eram submetidos a tortura.

Rex Tillerson será substituído na liderança da política externa norte-americana pelo diretor da CIA, Mike Pompeo.

Membros da delegação que acompanha o secretário de Estado nesta sua visita a cinco países africanos não explicaram que problemas de saúde se trata, mas garantiram que não são "preocupantes".

A antiga subdirectora da agência foi a escolha do presidente, Donald Trump, para substituir no cargo o agora novo Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo. Contactado em Addis Abeba pelos jornalistas norte-americanos para confirmar os rumores, Tillerson havia dito poucas horas antes do anúncio do acordo que ainda havia um "longo caminho a percorrer" para a realização de uma "eventual" cimeira entre os EUA e a Coreia do Norte."Alguns anúncios podem ser feitos sem o conhecimento prévio do secretário de Estado, enquanto outros não podem acontecer sem o seu conhecimento", disse a propósito e de forma enigmática, o porta-voz do Departamento de Estado, Steve Goldstein, citado pela imprensa norte-americana. Congratulations to all!Em Outubro último, foi noticiado que Rex Tillerson estaria a pensar pedir demissão depois de alegadamente se ter referido ao presidente americano como "imbecil". Ele fará um trabalho fantástico.

Quando ela foi indicada como vice-diretora no ano passado, agentes de inteligência que serviram com Gina e autoridades do Congresso disseram que em 2002, durante o governo do presidente republicano George W. Bush, ela administrou uma prisão secreta da CIA na Tailândia apelidada de "Olho de Gato". Gina Haspel will become the new Director of the CIA, and the first woman so chosen. Pompeo costuma informar o presidente sobre assuntos de inteligência e é visto como uma das vozes mais críticas em relação à Coreia do Norte.

Logo em seguida, Donald Trump comentou o caso na Casa Branca: "Desejo muitas coisas ao Rex".

"O secretário não conversou com o presidente e não está ciente do motivo [da exoneração], mas é grato pela oportunidade que teve de servir e ainda acredita fortemente que o serviço público é um chamado nobre".

A outra causa, nas palavras do próprio Donald Trump, é que presidente e secretário de Estado estavam em desacordo relativamente à questão do nuclear do Irão.

"Desejamos tudo de bom ao secretário designado Pompeo", acrescentou em uma série de tuítes. Eu queria rompê-lo, ou fazer algo, ele sentia um pouco diferente.

A saída de Tillerson representa a maior mudança no gabinete de Trump até agora, e acontece após meses de tensões entre o republicano e o ex-presidente da petroleira Exxon Mobil.

Artigos relacionados