Guerra do Aço: União Europeia diz que está pronta para retaliar EUA

Guerra do Aço: União Europeia diz que está pronta para retaliar EUA

O Japão, como a União Europeia, exige isenção dos impostos.

Se os europeus não eliminarem as tarifas, vamos taxar a Mercedes-Benz, vamos taxar a BMW, advertiu no sábado o republicano, que tem como marca registrada a frase Estados Unidos primeiro.

Antes de desencadear esta batalha comercial, que já provoca repercussões em todo o planeta, Trump pesou os prós e contras, afirmou neste domingo Raj Shah, porta-voz da Casa Branca.

"A União Europeia, países maravilhosos que tratam muito mal os Estados Unidos em termos de comércio, está se queixando das tarifas sobre o aço e o alumínio", tuitou Trump.

Simplesmente quer acesso a mercados estrangeiros e isso é o que vai obter, completou.

Aço, vestuário, calçado, motas, maquilhagem, conhaque, barcos e artigos de manicure e pedicure são alguns dos produtos que podem ser incluídos nas taxas alfandegárias propostas por Bruxelas, segundo a mesma agência.

Caso isso não ocorra, a UE ameaçou aplicar tarifas de retaliação em produtos dos EUA.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá impor taxas às importações de aço (25%) e alumínio (10%), para apoiar os produtores norte-americanos e aumentar o número de postos de trabalho, protegendo a indústria siderúrgica do país.

"Se eles baixarem suas horríveis barreiras e tarifas sobre os produtos americanos que entram (no bloco), nós também baixaremos as nossas".

A comissária europeia para o Comércio, Cecilia Malmstrom, anunciou, em conferência de imprensa, que uma lista provisória de bens está a ser debatida e será tornada pública em breve.

As tarifas anunciadas por Trump são de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio. O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, deverá se juntar aos dois para conversas mais amplas ainda neste sábado.

Citando pesquisadores chineses, Zhong disse que os EUA estão exagerando seu déficit comercial com a China em cerca de 20% a cada ano.

Artigos relacionados