Descoberto um novo órgão no corpo humano: o Interstício

Descoberto um novo órgão no corpo humano: o Interstício

Cientistas norte-americanos anunciaram a descoberta de um novo órgão do corpo humano, o "interstício", que se espalha por todo o organismo, nos tecidos que revestem o aparelho digestivo, nos pulmões, nos vasos sanguíneos e nos músculos.

O "novo" órgão, batizado de "interstício", corresponde a uma rede de canais microscópicos que são cheios de fluído e que abrangem todo o corpo humano - fica perto do tecido conectivo.

O estudo mostra que o "interstício" transporta até 20% dos fluidos do nosso corpo, além de "agir como um amortecedor" e proteger nossos órgãos internos.

Citado pela "RTP Notícias", o interstício ainda não tinha sido descrito porque é destruído ao ser colocado nas lâminas microscópicas utilizadas para analisar as células do corpo.

No artigo publicado na revista Scientific Report, os cientistas destacam que esta descoberta pode ser importante para o estudo de metástases de cancro, bem como do edema, da fibrose e dos mecanismos de funcionamento de tecidos e órgãos.

Este suposto órgão demorou para ser descoberto devido à interferência dos equipamentos de endoscopias com a estrutura das redes, fazendo com que o órgão "pareça uma parede dura de tecido protetor, em vez de uma 'almofada' cheia de fluidos".

A técnica fora usada em pacientes com câncer, e que deveriam ser submetidos à cirurgia para remover o pâncreas e o ducto biliar, com esta metodologia que permite visualizar o líquido nos tecidos, observou-se a real estrutura do interstício, a qual foi em seguida também reconhecida em todas as outras partes do corpo submetidas a movimentos e pressões contínuas, assumindo assim o papel de "órgão em si". A pesquisa foi encaminhada ao patologista da NYU School of Medicine, Neil Theise, que conduziu estudos adicionais e encontrou os mesmos canais de fluidos debaixo da pele do seu nariz. Ao mesmo tempo, ele poderia contribuir para uma disseminação mais rápida das células cancerígenas.

Artigos relacionados