Superlua iluminará céus do Brasil no primeiro dia do ano

Superlua iluminará céus do Brasil no primeiro dia do ano

Estas serão as 2 únicas super luas em 2018. Segundo os especialistas, a noite desta segunda-feira será iluminada com a maior "superlua" do ano. Nesse momento, o espaço entre os astros será de 356.565 km. A estimativa da NASA é que a lua pareça 14% maior e 30% mais brilhante do que em dias comuns. Como a lua se movimenta ao redor do planeta Terra em órbita elíptica, a distância da Terra varia bastante, oscilando entre o perigeu (distância mínima), e o apogeu (distância máxima).

O fenômeno não chega a ser considerado algo raro, mas chama a atenção exatamente pelo espetáculo que proporciona no céu noturno. Isso porquê o fenômeno vai se repetir três vezes no período entre o início de dezembro e o fim de janeiro - sendo a aproximação deste dia 1º a maior de todas elas.

De acordo com O Globo, o evento foi descrito pela Nasa, a agência espacial americana, como a "Trilogia da Superlua", pois o fenômeno acontecerá também no dia 31 de janeiro de 2018, quando será acompanhado por um eclipse total do astro. 2018 começou brilhando forte! Segundo o Instituto Simepar, a previsão para a noite do dia 1º será de alguma nebulosidade, mas com momentos de abertura que vão permitir a visualização da lua. O que quer dizer que já estará um pouco mais longe da Terra no momento de lua cheia. "Para ver, vai ter que ficar acompanhando direto".

Artigos relacionados