Skype enfim passa a criptografar as conversas de seus usuários

Skype enfim passa a criptografar as conversas de seus usuários

Até então, apenas usuários insiders contam com o acesso ao recurso, que está disponível no aplicativo para Android, iOS e também na versão desktop. Como você já deve imaginar, trata-se de uma nova função de conversas privativas, que usam o protocolo de segurança da própria Signal para garantir criptografia de ponta a ponta.

Visto que a novidade ainda está apenas em testes, é possível que as conversas privativas jamais cheguem ao Skype em sua versão final. A Microsoft ainda não divulgou quando o sistema de criptografia será implementado para todos os usuários do aplicativo.

A novidade da vez é que a gigante de Redmond começa a testar em fase Beta a criptografia ponta-a-ponta no mensageiro.

O app Signal, da Whisper System, foi originalmente considerado um dos mais confiáveis para comunicação privada entre dois aparelho, recebendo notas máximas da Electronic Frontier Foundation (EFF) em seu primeiro levantamento sobre apps de mensagens seguros - a fundação atualmente está revisando a sua forma de avaliação para desenvolver uma lista nova e atualizada; enquanto isso, pede que a sua lista original seja considerada desatualizada.

A Microsoft diz que as conversas através do Skype irão se tornar mais seguras para os usuários.

O Skype até tem recursos de criptografia, mas eles não são abrangentes como um mecanismo de proteção ponta a ponta, quando somente remetente e destinatário podem ler as mensagens.

Se você está realmente preocupado com privacidade, talvez seja melhor ficar com um app de comunicações mais estabelecido em termos de segurança até que a nova ferramenta do Skype saia do beta e receba uma recomendação da EFF ou outras organizações.

Artigos relacionados