Rui Rio é o novo presidente do PSD

Rui Rio é o novo presidente do PSD

"Julgo que o que se impõe é que Hugo Soares ponha de imediato o lugar à disposição para que o líder do partido pondere e dê um sinal: se quer mantê-lo ou se quer substituí-lo", afirmou Marques Mendes esta noite no seu espaço de comentário na SIC.

O eurodeputado recorda que Rui Rio, "no seu discurso de vitória, lançou o repto para a construção de uma alternativa forte e verdadeira à esgotada política da frente de Esquerda" e também que "essa alternativa ficou bem descrita naquele que foi o seu melhor discurso de campanha: o discurso de encerramento de sexta-feira, 12, onde estão as bases, os princípios e os critérios de um programa alternativo". "Com os portugueses, com o PSD, com Rui Rio, cá estamos para responder ao desafio", escreveu o social-democrata.

Em termos distritais, Rui Rio venceu em 13 das 23 estruturas do PSD, enquanto Santana Lopes foi o mais votado em 11. "É a este Partido Social-Democrata que iremos dar continuidade", prometeu. E prosseguiu: "Uma alternativa capaz de reforçar a nossa aposta em Portugal e de nos restituir a vontade, a alma e a esperança". Costa revelou que desejou a Rio "felicidades na liderança da oposição".

Marcelo Rebelo de Sousa foi mantendo Rui Rio no cargo, mas este acabaria por sair pelo seu próprio pé, depois das autárquicas de 1997, em divergência com o presidente do partido, numa relação que não voltou a ser próxima.

"Obviamente que havendo uma diferente liderança no PSD, aquilo que se espera - e o Rui Rio já fez afirmações nesse sentido - é que possa dar ao país a possibilidade de, em sede parlamentar, se encontrarem apoios diferentes daqueles que se têm encontrado, para que todos ganhemos", disse o representante do patronato. À excepção de Pedro Passos Coelho em 2010, meses antes de ter sido eleito primeiro-ministro, nenhum outro líder teve uma votação tão expressiva. O PSD realizou eleições diretas no sábado tendo Rui Rio vencido com 54,37% dos votos. A liderança de Menezes foi, porém, curta: oito meses.

Artigos relacionados