Preço do petróleo sobe para máximos de finais de 2014

Preço do petróleo sobe para máximos de finais de 2014

O preço do barril de petróleo Brent para entrega em março abriu hoje em alta no mercado de futuros de Londres, a valer 69,19 dólares, atingindo um novo máximo desde finais de 2014.

"Estamos em um ambiente no qual os produtores da Opep e a Rússia reduziram sua oferta e os estoques caíram", explicou Olivier Jakob, da consultoria Petromatrix.

Ele apontou para a possibilidade de que os EUA voltem a impor sanções ao Irã, depois de suspenderem sua aplicação desde a assinatura do acordo nuclear.

Dados do governo americano sobre os estoques de petróleo, publicados nesta quarta-feira, mostram queda superior à esperada, de 4,9 milhões de barris de petróleo cru, nos estoques da semana encerrada em 5 de janeiro, que ficaram em 419,5 milhões de barris.

Com isso, o preço do petróleo do tipo WTI, que é referência nos Estados Unidos, também subiu.

Durante a sessão de quinta-feira o barril de petróleo cotou-se acima da barreira dos 70 dólares pela primeira vez desde dezembro de 2014. "Mas os participantes do mercado também podem usar a forte queda na produção como uma desculpa para comprar", afirmou Fritsch. A redução foi maior do que os 3,5 milhões de barris antecipados pelos analistas previamente. Isso solaparia os esforços dos produtores mundiais para restringir a produção e reduzir os estoques internacionais. Entretanto, há a preocupação de que o nível de produção de petróleo de xisto betuminoso nos Estados Unidos acabe atrapalhando essa estratégia.

Artigos relacionados