Pilotos usarão macacões com airbag a partir desta temporada — MotoGP

Pilotos usarão macacões com airbag a partir desta temporada — MotoGP

Fatos dos pilotos das três classes do campeonato do mundo de MotoGP terão obrigatoriamente de estar equipados com sistemas de airbag.

"[Os sistemas] têm de ser usados em todas as sessões por todos os pilotos permanentes e têm de estar ativos em pista".

Os pilotos substitutos não serão obrigados a usar o macacão especial em suas duas primeiras corridas, mas terão de vesti-lo a partir da terceira prova. "A partir daí, os seus fatos devem cumprir as mesmas especificações", acrescentam. A proteção às costas será opcional, mas, caso seja usada, terá de cobrir toda a espinha dorsal.

Airbag
         
           1 de 4
Airbag 1 de 4

Cada airbag passará por uma série de testes que comprovem que estão em conformidade com o regulamento, com tempo máximo para inflar-se e restrições de bateria e sistema eletrônico. Uma ativação do airbag de forma acidental não pode impedir o piloto de continuar aos comandos da moto ou originar uma queda.

A organização sublinha que "esta regulamentação é um novo passo em termos de segurança, com a FIM (Federação Internacional de Motociclismo), a Associação Internacional de Equipas (IRTA) e a Dorna (detentora dos direitos comerciais do MotoGP) totalmente empenhados em tornar o MotoGP o mais seguro possível".

Artigos relacionados