Ministro das Finanças de Portugal assume presidência de Eurogrupo

Ministro das Finanças de Portugal assume presidência de Eurogrupo

A primeira reunião do Eurogrupo liderada pelo português está prevista para dia 22.

"O novo presidente do Eurogrupo, o português Mario Centeno, prometeu nesta sexta-feira (12) em Paris dar continuidade com uma "profunda determinação" às reformas da área do euro, em resposta à demanda da França para obter "progresso" concreto" em 2018."O leque de oportunidades que atualmente temos, tanto política quanto economicamente, deve ser usado para completar as reformas das instituições que temos na área do euro", disse Centeno em uma breve cerimônia com seu antecessor holandês, Jeroen Dijsselbloem, na embaixada de Portugal, em Paris.

Mário Centeno explicou que isso concerne a união bancária, a união do mercado de capitais e a política fiscal, sublinhando ser "muito importante ir ao encontro das expetativas dos nossos cidadãos" e construir uma zona euro "mais robusta e resiliente". O Eurogrupo é considerado um órgão informal, pelo que não houve tomada de posse formal.

Esta tarde, Mário Centeno vai ainda ser recebido pelo primeiro-ministro francês, Edouard Philippe.

Centeno é o terceiro presidente da história do fórum de ministros das Finanças da zona euro, depois do luxemburguês Jean-Claude Juncker e do holandês Jeroen Dijsselbloem, assumindo hoje funções para um mandato de dois anos e meio, até meados de 2020.

Um novato político quando se juntou ao governo socialista português em novembro de 2015, esse professor de economia de 51 anos, sem uma afiliação partidária, tornou-se um dos responsáveis pelo sucesso econômico de seu país, que até então era um dos elos fracos da zona do euro.

A cerimônia da entrega do mandato aconteceu nesta sexta-feira (12) em Paris às 12h00 GMT (09h00 do mesmo dia em Brasília).

Artigos relacionados