Ministro da Educação visita o Espírito Santo nesta quarta-feira (10)

Ministro da Educação visita o Espírito Santo nesta quarta-feira (10)

Após a Câmara negar o prosseguimento das duas denúncias oferecidas pela PGR contra o emedebista, o Planalto voltou à carga para tentar a aprovação da reforma da Previdência, mas esbarrou na falta de apoio de sua base desgastada justamente por conta dessas votações contra as investigações pedidas por Rodrigo Janot.

PR e PSD são os partidos do chamado "centrão" que mais resistem à aprovação da reforma da Previdência. O quarto retorno do deputado democrata ao Estado é considerado pelos bastidores da política capixaba como um reforço no projeto presidenciável em torno do nome do governador Paulo Hartung (MDB). Temer, contudo, afirmou que o presidente da Câmara "só tem a ganhar" ao se movimentar pela sucessão. Outra opção seria a senadora Ana Amélia (RS), do PP, sigla cuja negociação de aliança com Maia está avançada, segundo aliados dele. "Café da manhã com Partido da República, já começamos o trabalho para a conquista dos votos", escreveu Maia na rede social. A demora para votar a reforma da Previdência foi uma das justificativas apresentadas pela S&P para rebaixar a nota do Brasil de BB para BB- (três níveis abaixo do grau de investimento, perdido em 2015). No post, ele também informou que almoçará com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, em Florianópolis. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada nesta quinta-feira, 11, Temer afirmou que a prioridade de Maia é tentar se reeleger à presidência da Câmara e que sua candidatura seria na linha do "se colar, colou".

Apesar de fugir do confronto, o presidente da Câmara criticou diretamente as declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que responsabilizou o Congresso pela situação, segundo o blog do jornalista João Borges. A reforma é considerada por aliados de Maia como um dos marcos para o eventual lançamento oficial da candidatura dele, que só poderá ocorrer a partir de março.

Artigos relacionados