Mergulhadores descobriram maior gruta subaquática do mundo |VÍDEO

Uma equipe de mergulhadores descobriu, no litoral Leste do México, uma conexão entre duas grandes grutas submersas, revelando, assim, o que pode ser a maior caverna submersa do mundo.

A descoberta, acreditam os investigadores do projeto Gran Acuifero Maya (GAM), poderá ajudar a lançar novas luzes sobre a antiga civilização maia.

Este projeto, que se dedica ao estudo e preservação das águas subterrâneas da península de Iucatã, anunciou que a descoberta aconteceu após vários meses a explorar o labirinto de túneis subaquáticos.

Próximo à praia de Tulum, o grupo descobriu que o sistema de cavernas conhecido como Sac Actun, no passado medido como tendo 263 quilômetros, se conectava com o sistema Dos Ojos, de 83 quilômetros, informou o GAM.

O diretor do projeto GAM e pesquisador do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, Guillermo de Anda, descreveu o achado como "incrível" e espera que ele ajude a compreender o desenvolvimento da vida na península de Yucatán.

"Isso permite-nos apreciar muito mais claramente como os rituais, os locais de peregrinação e, finalmente, os grandes assentamentos pré-hispânicos que conhecemos surgiram", disse ele à Reuters. Alguns deles adquiriram inclusive um significado religioso particular para os maias, cujos descendentes continuam a habitar a região.

Artigos relacionados