Estado divulga calendário para o pagamento do IPVA 2018

Estado divulga calendário para o pagamento do IPVA 2018

De acordo com o calendário divulgado pelo Governo do Estado, o vencimento da cota única e da primeira parcela será no mesmo dia, a partir do dia 22 de janeiro, de acordo com o número do final da placa do automóvel.

Os proprietários têm até a data de vencimento da placa para quitar o imposto em cota única, com desconto de 3%, ou pagar a primeira parcela. Entre eles, o Imposto Sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

O decreto nº 46.191, que concede o desconto, e a resolução Sefaz n° 169, com os prazos, estão publicados no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (11/12). Este imposto deverá ser pago, à vista, com desconto de 3% a partir do dia 10 de janeiro. As tabelas de valores venais dos veículos que serão utilizadas como cálculo para a alíquota serão publicadas em breve. Conforme a resolução publicada hoje, o IPVA deverá ser pago em cota única ou em três parcelas mensais, iguais e sucessivas.

A guia para o pagamento do IPVA poderá ser retirada pelo contribuinte pela Internet, no Portal da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) ou do banco Bradesco (www.bradesco.com.br). Já o pagamento da Guia de Regularização de Débitos - GRD pode ser realizado em qualquer agência bancária, em dinheiro ou cheque administrativo.

O seguro DPVAT também já está liberado para pagamento.

O contribuinte deve imprimir o boleto e pagá-lo em agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, do Banco do Nordeste, Bradesco ou em casas lotéricas. Deve-se observar os números finais da placa do veículo para saber as datas corretas para o recolhimento do imposto.

Para quem pretende dividir o pagamento, as parcelas não podem ser inferiores a R$ 50 e elas se vencem nos dias 9 dos meses de fevereiro, março, abril, maio e, por último, no dia 11 de junho. Veja, abaixo, o calendário de vencimento do IPVA 2018 para veículos automotores usados.

A Sefaz ressalta por meio da assessoria que a quitação do IPVA é um dos requisitos para licenciar o veículo.

Artigos relacionados