Vídeo: Pedido de casamento gay durante debate no Parlamento australiano

Vídeo: Pedido de casamento gay durante debate no Parlamento australiano

O deputado liberal australiano, Tim Wilson, pediu a mão de seu companheiro nesta segunda-feira (4).

Tim Wilson, que, segundo o The Telegraph, mantém uma relação com Ryan Bolger há vários anos, estava em lágrimas quando agradeceu ao namorado por ter aguentado os longos debates sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

"No meu primeiro discurso, defini a nossa relação com a aliança que usamos na nossa mão esquerda", recordou o político, antes de concluir: "Então, só faltava fazer uma coisa: Ryan Patrick Bolger, casas comigo?"

O noivo, que estava na tribuna do público, disse sim entre aplausos dos presentes.

"Foi um 'sim' redondo", declarou o presidente da câmara, Rob Mitchell.

O projeto de lei deve ser aprovado sem problemas antes do Natal, depois de sua adoção na semana passada pelo Senado por uma folgada maioria.

O deputado pertence ao partido do primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, e é um dos principais defensores dos direitos dos homossexuais.

Depois de mais de dez anos de debate, os australianos se mostraram a favor do casamento gay em uma consulta popular. O pedido aconteceu logo depois de a Câmara Baixa do país aceitar debater o projeto para legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.

Numa mensagem publicada na rede social Twitter, a Casa dos Representantes australiana refere que após ter passado em revista os registos existentes, a proposta de casamento feita esta manhã deverá ter sido a primeira feita naquele Parlamento.

Artigos relacionados