Saúde realiza ação de prevenção ao câncer de pele neste sábado

Saúde realiza ação de prevenção ao câncer de pele neste sábado

Médicos dermatologistas farão exames de pele gratuitos neste sábado (02), em Curitiba, e outras sete cidades do interior do Paraná.

A ação faz parte do Dezembro Laranja, que alerta para a prevenção do câncer de pele e sobre os cuidados com a ação nociva do sol, que pode ser um dos principais fatores causadores da doença. Serão atendidos pacientes com suspeita da doença, agendados nas secretarias pelas Unidades de Básicas de Saúde (UBS), de acordo com as vagas disponibilizadas pela Central de Regulação.

"Se tiver alguma lesão de pele que não cicatriza há mais de quatro semanas, que sangram, lesões de cores diferentes ou mesmo se tiver apenas dúvidas, é importante ir ao posto para receber as orientações dos profissionais", convida Janyana Marcela Doro Deonizio, coordenadora da campanha no Paraná e médica do Hospital das Clínicas.

O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e negros.

"Além disso, também é fundamental a utilização de filtro solar, durante todo o dia. Tanto que, nos horários de pico solar, entre 10 e 15 horas ou entre 9 e 16 horas, nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, é recomendável evitar exposição solar, mesmo com uso de protetor", finaliza o oncologista do HCor.

Use camiseta, chapéu e óculos de sol.

Endereço: Av. Visconde de Guarapuava, 3200.

Artigos relacionados