Sábado tem mutirão contra o Câncer da Pele no CEM

Sábado tem mutirão contra o Câncer da Pele no CEM

No próximo sábado, 2 de dezembro, o Hospital Universitário de Taubaté estará oferecendo atendimento gratuito e orientações sobre câncer de pele. Flávia Trevisan, coordenadora do ambulatório de câncer de pele do Hospital Evangélico de Curitiba. Será distribuído um número limitado de fichas de atendimento.

O câncer da pele é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer.

"O câncer de pele é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, sendo relativamente raro em crianças e pessoas de pele negra, com exceção daqueles já portadores de doenças cutâneas anteriores".

As pessoas interessadas em participar devem comparecer ao local de atendimento levando a Carteira de Identidade (RG) e Cartão do SUS. Na ação, especialistas vão realizar consultas para análise, diagnóstico e posterior tratamento da doença.

"Esse evento facilita o acesso da população ao dermatologista".

O médico salienta que somente o exame clínico realizado por um profissional especializado ou a biópsia podem diagnosticar o câncer de pele, mas é importante atentar-se aos seguintes sintomas: lesão na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, de tonalidade avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida, com crosta central e que sangra facilmente; pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho; mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Esta é a 20ª edição da campanha e a expectativa é de que um grande pública compareça ao Hospital. No ano passado, 239 pessoas foram atendidas e 52 casos confirmados.

O Hospital Universitário fica na Avenida Granadeiro Guimarães, nº 270, no Centro de Taubaté.

Artigos relacionados