Putin anuncia recandidatura à presidência da Rússia

Putin anuncia recandidatura à presidência da Rússia

"Vou avançar com a minha candidatura ao cargo de presidente da Federação Russa", anunciou Putin durante uma visita a uma fábrica de Nizhny Nogorod.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta quarta-feira (6) que disputará a eleição de março de 2018 para tentar um quarto mandato, o que o manteria à frente do país até 2024.

Poucas horas antes, o presidente manteve o suspense durante um Fórum de Voluntários de várias ONGs em Moscou, onde prometeu tomar "muito em breve" uma decisão sobre sua candidatura, que poucos observadores duvidavam.

Com aprovação superior a 80%, Putin é favorito para vencer em 18 de março. "Sim", gritou a audiência, ao som de fortes aplausos.

Putin cumpriu dois mandatos entre 2000 e 2008, foi depois primeiro ministro durante os quatro anos de Medvedv no Kremlin e voltou à presidência em 2012, cargo que quer agora prolongar.

O atual Presidente russo ocupa desde 1999 as principais posições de poder no Kremlin. "Proponho que nos oponhamos", escreveu ele.

Putin deverá enfrentar nas eleições presidenciais os tradicionais candidatos do Partido Comunista e os nacionalistas do LDPR, bem como a estrela de televisão Ksenia Sobtchak, próxima da oposição e que espera atrair os votos dos russos insatisfeitos com a situação do país.

- Eu entendo que essa decisão precisa ser tomada no futuro próximo e ela será tomada no futuro próximo.

Artigos relacionados