A terceira Super Lua de 2017 chega este domingo

A terceira Super Lua de 2017 chega este domingo

O astro deve aparecer cerca de 7% maior do que o normal no céu noturno.

Apesar da chuva e do tempo nublado que predominaram neste fim de semana, alguns moradores do Distrito Federal se animaram, neste domingo (3/12), para apreciar a única superlua do ano.

A agência espacial informou que o melhor horário para observar o fenômeno é meia hora antes do sol se pôr. O fenómeno chama-se Super Lua e ocorre, como explica o Observatório Astronómico de Lisboa, "quando a Lua se encontra simultaneamente em fase de Lua Cheia e a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu [ponto mais próximo que a Lua atinge do planeta Terra] da sua órbita". É algo que já aconteceu quatro vezes neste ano, mas na fase nova; ou seja, quando não é possível enxergar o satélite natural. A superlua do dia 31 será a segunda lua cheia do mês de janeiro, chamada de Blue Moon (Lua Azul). Quando o perigeu é menor que 357,9 mil quilômetros, diz-se que há uma superlua, e o satélite se mostra um pouco maior e mais brilhante que o habitual.

Se 2017 foi escasso em termos de superluas, 2018 deve começar a todo vapor. A previsão é que o fenômeno ocorra novamente nos dias 2 e 31 de janeiro.

Essas duas primeiras superluas - a deste domingo e a do feriado do dia 1º - são uma boa chance para treinar as fotografias do que promete ser a versão "especial" no ano que vem.

Artigos relacionados