Rajoy defende em Barcelona 'recuperar a Catalunha de todos'

Rajoy defende em Barcelona 'recuperar a Catalunha de todos'

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, convocou os catalães para as eleições em dezembro para "restaurar a normalidade" de uma região atingida por tentativas de separação da Espanha.

Apesar da oposição à eleição antecipada imposta por Madri como forma de resolver o impasse, os dois principais partidos pró-independência da Catalunha, o PDeCAT do líder deposto Carles Puigdemont e o ERC, disseram que participarão.

Rajoy está na Catalunha para a apresentação da candidatura a presidente do Governo Regional de Xavier García Albiol, do Partido Popular da Catalunha, tendo defendido que os independentistas não conseguirão "silenciar" o Partido Popular da Catalunha.

As eleições foram convocadas em outubro, depois de o Executivo espanhol ter decidido aplicar o artigo 155º da Constituição e suspendido a autonomia da Catalunha. O executivo regional foi destituído e o parlamento regional dissolvido.

Estes presos políticos são os Jordis e oito membros do governo catalão, destituídos a 27 de outubro, após a declaração de independência.

Carles Puigdemont encontra-se em Bruxelas, sendo atualmente alvo de um mandado de captura europeu.

A marcha, convocada pelas organizações Assembleia Nacional Catalã (ANC) e Òmnium, também pede a libertação dos respectivos presidentes, que estão presos provisoriamente acusados de insurreição por promoverem ações a favor da independência.

Segundo a Guardia Urbana, cerca de 750 mil pessoas marcaram presença na maior manifestação das últimas semanas na Catalunha.

À frente da manifestação, onde eram visíveis rostos do independentismo e familiares dos detidos, iam duas faixas escritas em catalão: "Liberdade para os presos políticos" e "Somos uma república".

Esta manifestação é tida como um teste para as eleições marcadas para 21 de dezembro. O partido Barcelona em Comum de Ada Colau aprovou com 54 por cento dos votos o fim do acordo com os socialistas catalães.

Artigos relacionados