Novos procedimentos podem elevar valor de plano de saúde

Novos procedimentos podem elevar valor de plano de saúde

A Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgou nesta terça-feira (7), uma nova lista de procedimentos que deverão ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde a partir do dia 2 de janeiro de 2018. Entre os processos que favorecerão o beneficiário estão exames, terapias e cirurgias. Pela primeira vez, foi incorporado à lista um medicamento para tratamento de esclerose múltipla.

-8 medicamentos orais para tratamento de cânceres - pulmão, melanoma, próstata, tumores neuroendócrinos, mielofibrose e leucemia (afatinibe, crizotinibe, dabrafenibe, enzalutamida, everolimo, ruxolitinibe, ibrutinibe e tramatinibe);-Tomografia Computadorizada por Emissão de Pósitrons (PET-CT) para diagnóstico de tumores neuroendócrinos. Caso essas normas não sejam cumpridas, as operadoras deverão pagar uma multa de 80 mil reais por infração cometida.

Entre os tratamentos ambulatoriais, estão exames de imagem para análise das artérias dos membros inferiores e diagnóstico de fibrose hepática. Confira a lista completa em PDF.

-Endoscopia para tratamento do refluxo vesicoureteral, doença relacionada a infecções urinárias;-Terapia imunoprofilática contra vírus sincicial respiratório (palivizumabe).

O consumidor que identificar eventuais descumprimentos dos planos de saúde pode entrar em contato com a ANS e fazer a denúncia, por meio do site da ANS, pelo Disque ANS: 0800 701 9656, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (exceto feriados) gratuitamente. Após a publicação da Resolução Normativa que amplia a lista obrigatória, a inclusão das novas coberturas é avaliada por um ano pela ANS.

A lista de procedimentos obrigatórios cobertos pelos planos de saúde é atualizada a cada dois anos pelo Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde), formado por representantes de órgãos de defesa do consumidor, prestadores de serviços, operadoras de planos de saúde, conselhos e associações profissionais, e representantes de beneficiários.

Artigos relacionados