Novo app do Google ajuda a economizar dados em internet móvel

Novo app do Google ajuda a economizar dados em internet móvel

Além disso, é possível bloquear o acesso a dados móveis de um aplicativo específico - o Android já tem um recurso nativo para isso, mas ele fica escondido nas configurações. Você pode restringir o consumo de dados móveis em plano de fundo, por exemplo, evitando que algum serviço gaste silenciosamente seu pacote.

O aplicativo já está disponível para download na Play Store e foi desenvolvido por uma equipe do Google voltada a pensar como a internet pode ser melhor para usuários em países em desenvolvimento.

O Datally funciona em smartphones Android 5.0 Lollipop ou mais recentes e é dividido em quatro partes: economia de dados, controle de dados, alertas personalizados e busca de redes Wi-Fi próximas. "Queremos mudar isso", disse Fabian Schlup, engenheiro do Google, em entrevista coletiva realizada na manhã da quarta-feira, 29, em São Paulo, para anunciar o aplicativo.

Segundo as primeiras informações, cada pessoa pode definir quais são os aplicativos mais importantes do smartphone. No app, é possível ver como os dados são consumidos em gráficos diários, semanais ou mensais. Quando ativada, esta função mostrará ao usuário, que estiver rodando um aplicativo ou site, uma bolha na tela com o consumo de dados em tempo real, além de oferecer a opção de determinar, facilmente, quanto de dados vai para cada aplicativo, como se fosse um velocímetro.

Outra função do Datally é mostrar ao usuário as redes Wi-Fi mais próximas, identificando se são abertas ou precisam de senha e mostrando ao usuário a sua distância até o local da rede. O resultado final depende da maneira como o configurou o aplicativo.

Além disso, o app também oferece um modo fácil de encontrar redes sem fio (WiFi) que estão ao redor, com cada uma das redes avaliada pelos usuários. Uma vez conectado, os usuários podem classificar as redes Wi-Fi com base em sua própria experiência.

Artigos relacionados