Imagens do Novembro Azul 2017 para compartilhar no Facebook

Imagens do Novembro Azul 2017 para compartilhar no Facebook

Diferente da mamografia, que reduz a mortalidade por câncer de mama, a confiança que se deposita no uso sistemático do PSA exclusivamente, sem identificar quem é a pessoa que pode se beneficiar da triagem do câncer de próstata, é uma expectativa discutível.

Os sintomas mais comuns do câncer de próstata são: dificuldade ou dor para urinar ou ejacular; dor na região dos testículos; sensação de bexiga sempre cheia, mesmo tendo urinado; urinar várias vezes à noite e em pequenas quantidades; sangue na urina ou no sêmem; dor nos quadris, na lombar e parte interna das coxas; disfunção erétil (dificuldade de ereção do pênis).

Para o presidente da CMJP, é importante que o Legislativo participe das campanhas de conscientização da sociedade sobre a prevenção de doenças, assim como aconteceu no 'Outubro Rosa', agora no 'Novembro Azul'.

O movimento, inicialmente chamado 'Movember', surgiu aproveitando as comemorações do 'Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata', realizado a 17 de novembro, na Austrália, em 2003. Se necessário, já a partir dos 40 anos, o médico indica o exame de toque retal.

Por conta disso, hoje, a preocupação com a saúde do homem vai além do câncer de prostata. Como avaliação inicial, todos os homens que se encontram na faixa etária recomendada, devem ser submetidos ao toque retal e exame de sangue para dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico, enzima cujo nível no sangue é analisado para diagnóstico de tumor na próstata).

Ele deixa claro os tipos de exames utilizados para detecção da doença, que podem ser realizados de maneira concomitante. Qual deve ser a periodicidade das visitas de rotina ao médico?

A doença se manifesta em cerca de três quartos dos casos no mundo em homens com mais de 65 anos. Em 2009, foi criada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que objetiva a promoção de ações de saúde que mostrem a situação real dos homens entre 20 e 59 anos.

UCS/HU-UFGD - Além do cuidado médico em si, que outras recomendações podem ser dadas à população masculina para que desde cedo desenvolva consciência para o auto cuidado e tenha melhor qualidade de vida e longevidade?

Dr. Guido - Fazer atividade física regular, evitar o tabagismo e ter alimentação saudável, priorizando legumes, verduras e frutas e evitando exageros em relação à gordura animal.

Artigos relacionados