Google lança aplicativo para pagamento com celular via aproximação

Google lança aplicativo para pagamento com celular via aproximação

Além do suporte para NFC, é preciso que o aparelho tenha pelo menos o Android 4.4 KitKat (ou versão mais recente) e que o usuário baixe o aplicativo do Android Pay, gratuito e já disponível na Play Store.

Nesta terça-feira (14) a Google confirmou a chegada da plataforma Android Pay no Brasil.

O aguardado anúncio foi feito durante um evento em São Paulo, na sede da gigante de buscas, que contou com a presença de diversos parceiros nesta fase inicial do serviço por aqui, como Visa, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco neon, Cartões Porto Seguro, Brasil Pré-Pagos e diversas redes e estabelecimentos, incluindo a rede Carrefour, Casa do Pão de Queijo, Kalunga, Hering, Ipiranga, Drogasil, Rei do Mate e Café do Ponto. Segundo dados da consultoria GFK, aproximadamente 28% dos celulares inteligentes vendidos no país no último ano contam com suporte para NFC. Cartões de débito da Caixa também podem ser cadastrados.

Apesar de não precisar uma data, Coelho garante que a bandeira Mastercard e os cartões do Bradesco estarão disponíveis para os usuários do Android Pay em breve.

"O recurso reduz fila, oferece uma transação mais limpa e simples".

"De alguma forma, isso vai direto na missão do Google de facilitar a inclusão digital, o que passa pela inclusão por produtos financeiros", comentou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

Lançado originalmente em setembro de 2015 nos EUA, o Android Pay permite que o usuário realize pagamentos com seu cartão de crédito e/ou débito diretamente pelo smartphone, sem precisar do cartão físico de plástico. Para compras de valor superior, é necessário digitar a senha na máquina.

Para os bancos, o pagamento por aproximação é uma estratégia para tornar o relacionamento do cliente com as instituições e os cartões mais amigável, de olho em um mercado ainda com potencial de crescimento no país.

A partir de agora poderás utilizar o teu smartphone para fazer pagamentos de pequenas ou grnades compras, algo que será particularmente útil em cadeias de fast-food para agilizar todo o processo de pagamento ou até mesmo nos típicos mercados.

Android Pay chega ao Brasil ainda com poucas parcerias, mas prometendo mais.

E tu, gostarias de poder utilizar o teu smartphone para efetuar pagamentos de forma fácil e intuitiva?

Artigos relacionados