Fenprof só desconvocará a greve se compromisso governamental for inequívoco

Fenprof só desconvocará a greve se compromisso governamental for inequívoco

O Governo marcou, para a tarde desta terça-feira, uma reunião com a Fenprof (Federação Nacional de Professores) e com a FNE (Federação Nacional da Educação).

Estamos conscientes do esforço orçamental que, no imediato, significaria colocar as pessoas todas no escalão a que têm direito, embora isso fosse justíssimo. "Conta-se. Não estamos disponíveis para que esse tempo seja apagado". A Fenprof quer ver esclarecida, acima de tudo, a questão da "contagem do tempo de serviço, ou seja a recuperação dos anos de serviço que os professores cumpriram". E avisa que, em face do que classifica de desresponsabilização do governo em relação às progressões das carreiras, os protestos da classe não irão ficar por aí, estendendo-se até 2018 e podendo abranger momentos delicados do ano letivo, como "as avaliações" do primeiro período. Os sindicatos consideram que a proposta do OE2018 prevê que não seja contabilizado o trabalho realizado entre 31 de agosto de 2005 e 31 de dezembro de 2007, nem entre janeiro de 2011 e 31 de dezembro de 2018. O ministro não participará da reunião.

O representante dos professores disse até que poderá haver "eventualmente ainda hoje, ao final do dia" um novo encontro. "Só que, um acordo desse tipo exigia a presença do Ministro da Educação que, contudo, estará ausente", adianta também o comunicado.

"Há uma grande indignação dos professores relativamente à forma como o governo pretende descongelar a carreira docente", assegura Mário Nogueira. Mas duvidam que haja mudanças capazes de suspender a greve de quarta-feira.

Vamos amanhã todos fazer greve, vamos todos fazer uma grande greve. "O tempo de serviço não se negoceia".

O líder da Fenprof advogou mesmo que do nível de adesão à paralisação "resultará a decisão do Governo". Mas têm também dialogado entre si no sentido de articularem novas ações de luta caso o governo não recue nesta matéria.

Artigos relacionados