Cuidar da saúde também é coisa de homem — Novembro azul

Cuidar da saúde também é coisa de homem — Novembro azul

Assim surgiu o Movember, junção entre os termos mustache (bigode, em inglês) e november, que chegou ao Brasil como Novembro Azul, no fim dos anos 2000.

O Município de Ipira, com o objetivo de alertar e cuidar da Saúde do Homem, conscientizando a população masculina da importância da prevenção contra várias doenças, principalmente o câncer de próstata e o diabete mellitus que são os grandes vilões da atualidade, primando principalmente pela prevenção, a Secretaria de Saúde estará trabalhando durante todo esse mês com a Campanha "Novembro Azul", que teve início no dia 01 e se estende até o dia 30. Serão efetuados atendimentos clínicos e testes rápidos de próstata.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 1,2 milhão de novos casos de câncer de próstata ocorrem anualmente no mundo, gerando a expectativa de mais de 335 mil óbitos no mesmo período (segundo dados de 2013, que revelam aumento em relação a 2012 de 9,7% e 9,2%, respectivamente).

Porém, homens com mais de 45 anos devem fazer os exames preventivos uma vez por ano e aqueles com casos progressivos de câncer de próstata na família (pai e irmãos) ou de câncer de mama (mãe e irmãs) devem procurar o urologista após os 40 anos de idade, conforme recomendações dos especialistas.

A boa notícia é que a população está, sim, mais informada e consciente, muito em função da campanha Novembro Azul, que prevê ações durante todo o mês e em especial no dia 17, data marco para o combate à doença. Uma delas é a distribuição da cartilha Câncer de próstata: precisamos falar sobre isso, desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Saiba tudo sobre a doença, o seu desenvolvimento, possíveis causas, diagnóstico e tratamento.

Artigos relacionados