Cuidado - Apple MacOS High Sierra tem uma terrível falha de segurança

Cuidado - Apple MacOS High Sierra tem uma terrível falha de segurança

Ele descobriu que é possível ter acesso de administrador ao sistema sem precisar de senha.

Esse tipo de problema é raro e constrangedor para a Apple, cujo software geralmente é reconhecido por ser menos propenso a hackers e infecções de vírus do que o software Windows, da rival Microsoft.

Na barra de menu, clique em Editar Alterar Senha do Root... "É ainda mais para uma empresa que se preocupa publicamente com segurança e privacidade, como a Apple", disse Steve Troughton-Smith, desenvolvedor de softwares para Mac. Um porta-voz da Apple afirmou ao MacRumors que uma atualização já está a caminho para resolver o problema definitivamente, mas que ativando o usuário root e colocando uma senha deve contornar a vulnerabilidade problema por enquanto.

É possível se proteger definindo uma senha para o usuário root - ou desativando-o. Entre as configurações, estão algumas primordiais para a segurança, como habilitar ou desabilitar o firewall ou a criptografia da memória de armazenamento do computador.

Como notou Lemi Orhan Ergin no Twitter, a falha está presente no macOS High Sierra 10.13.1 (17B48).

O acesso com o perfil de administrador dá controle total sobre a máquina, permitindo alterações em arquivos cruciais para o sistema e acesso aos arquivos de todos os usuários que usam o computador, por exemplo. Aí deve-se escolher Permitir Utilizador root e depois Mudar palavra-passe do utilizador root.

Em "Servidor de Contas de Rede", clique em Conectar... Se esta opção estiver cinza e o usuário root estiver desativado, você não precisa fazer nada.

Só os últimos Apple MacOS High Sierra é que estão afetados por este bug, para confirmares se o teu Mac conta com esta falha segue as instruções acima e tenta desbloquear.

Artigos relacionados