Alckmin não descarta presidência do PSDB

Alckmin não descarta presidência do PSDB

Secretário de Desenvolvimento Social de Alckmin, deputado Floriano Pesaro defendeu o afastamento do senador mineiro do partido. A ala mais ligada a Aécio defende a permanência do partido no governo, enquanto o grupo mais próximo a Tasso, que conta com parlamentares mais jovens da legenda, defendem o desembarque.

Alckmin tem sido apontado como nome mais provável do PSDB para disputar a Presidência da República na eleição do ano que vem e já disse publicamente ter a intenção de novamente concorrer ao Planalto, depois de perder para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006. FHC viajará antes da convenção do diretório paulista da legenda, que acontece neste domingo (12). "Com isso, não faço ressalvas ao direito do governador de Goiás, Marconi Perillo, a quem respeito por sua fidelidade ao PSDB e pelo bom governo que faz", disse FHC.

No último domingo (5.nov), Fernando Henrique publicou editoriais na imprensa afirmando que o partido "deveria prosseguir no mea culpa apresentado na televisão sob os auspícios de Tasso Jereissati". Mais importante do que querelas internas ou do que eventual apego a posições, no partido ou no governo, é estarmos atentos ao clamor das ruas, como diz nosso manifesto de fundação. Defendeu, ainda, mudanças estatutárias para criar "canais mais amplos para participação dos filiados na escolha dos candidatos".

É o que ganha corpo dentro do PSDB. Na próxima campanha, tudo que pareça afastar-se das boas normas de conduta política será condenado, mormente no caso de um partido que se pretende transformador.

Em meio à crise interna do PSDB, com a destituição do senador Tasso Jereissati (CE) da presidência do partido pelo senador Aécio Neves (MG), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso embarcará para os Estados Unidos e só deve voltar para o Brasil no dia 21 de novembro. A vitória de um ou de outro não corresponde à vitória do bem contra o mal: "precisamos permanecer juntos". Na véspera, Tasso, que defende o desembarque, havia anunciado sua candidatura à presidência do partido.

Artigos relacionados