Vice da Espanha assume comando da Catalunha

Vice da Espanha assume comando da Catalunha

Indicada pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, a vice-premiê da Espanha, Soraya Sáenz de Santamaría, assumiu hoje o Executivo da Catalunha.

Na madrugada passada, o Diário Oficial do Estado espanhol publicou essas medidas; entre as quais a que determina que o presidente do governo assume as funções e competências que correspondem ao presidente da Generalitat (Executivo) da Catalunha. Rajoy convocou eleições na região para o dia 21 de dezembro.

Ontem, Rajoy já havia anunciado a destituição total do governo catalão e a dissolução do Parlamento da Catalunha. Trapero é acusado de ter desobedecido as ordens do Ministério do Interior de impedir a abertura de seções eleitorais quando do plebiscito não autorizado de 1º de outubro, quando os independentistas tiveram 90% dos votos em uma votação com 42% de participação.

O decreto ainda passa o Centro de Telecomunicações e Tecnologias da Informação (CTTI), o serviço de inteligência da Catalunha, o Centro de Estudos de Opinião e o Diário Oficial ao controle de Soraya de Santamaría.

Com esta decisão, Madrid passa também a regular as instituições e as agências que estavam sob a dependência do governo da Catalunha.

A determinação consta do real decreto que designa órgãos; e autoridades encarregadas de dar cumprimento às medidas estipuladas na sexta-feira pelo Conselho de Ministros para restabelecer a legalidade constitucional na Catalunha; horas depois que seu parlamento regional aprovou uma declaração de independência.

Além disso, está prevista para este sábado uma reunião de secretários de Estado e subsecretários espanhóis; para analisar as funções assumidas pelos diversos ministérios do governo central em cada uma das secretarias regionais catalãs. "A Unidade da Espanha precisa ser protegida", escreveu Jagland via Twitter.

Artigos relacionados