Saúde se prepara para Campanha Nacional de Multivacinação

Saúde se prepara para Campanha Nacional de Multivacinação

O objetivo da multivacinação é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, melhorar as coberturas vacinais e assim manter controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis no Brasil.

Crianças e adolescentes com vacinas em atraso terão a oportunidade de regularizar a situação na Campanha de Multivacinação que será realizada a partir de segunda-feira (11) até o próximo dia 22 nas 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Nesta campanha, todas as vacinas serão oferecidas e é importante que crianças e adolescentes sejam levados para complementar o cartão de vacinação ou tomar uma vacina que ainda não foi aplicada. A campanha seguirá até 22 de setembro.

Ela lembra que todas essas vacinas estão disponíveis o ano inteiro, gratuitamente pelo SUS. O dia 'D', de divulgação e mobilização nacional, está marcado para 16 de setembro (sábado) quando todas as ESFs - Estratégia de Saúde da Família - vão estar abertas das 8h às 17h para atender a população. As unidades foram divididas dentro dos distritos Norte, Centro e Sul.

Durante a campanha, serão administradas todas as vacinas que estiverem em atraso, como SRC (sarampo, caxumba e rubéola), DPT (difteria, tétano e coqueluche), pólio, BCG, Hepatite B, petavalente, rotavírus, pneumocócica, meningocócica, tetraviral, Hepatita A, VIP (vacina inativa contra poliomielite), HPV e DT.

No Sul, os pacientes do Alto Ribeirão podem procurar a unidade do Ribeirão da Ilha, mas todos os centros de saúde estão orientados para que acolham os pacientes.

Artigos relacionados