Reunião com administração abriu "os canais de diálogo" com sindicato — Autoeuropa

Reunião com administração abriu

"A reunião foi muito produtiva. Estão abertos os canais de diálogo para podermos, em conjunto, encontrar uma solução", afirmou Eduardo Florindo ao Negócios, escusando-se a tecer mais comentários.

Foi uma greve tão histórica que pelo menos dois jornais1 guindaram a "figura da semana", não o líder sindical ou a organização sindical que conduziu a importante jornada de luta, mas, de forma exaltante, nada menos que a pessoa - o antigo coordenador da Comissão de Trabalhadores - que mais se destacou no ataque ostensivo e ofensivo aos sindicatos e aos próprios trabalhadores que massivamente votaram e cumpriram a greve.

Aos jornalistas, José Carlos Silva, representante do sindicato Sitesul, disse que agora é tempo de transmitir conclusões "mais detalhadas" aos trabalhadores.

A administração da Autoeuropa recebeu ontem os sindicatos naquela que foi a primeira reunião depois da greve de 30 de Agosto contra o trabalho ao sábado, a primeira por razões laborais na fábrica de automóveis de Palmela. O processo abriu a 28 de Agosto e fecha a 22 de Setembro.

Uma vez que a actual Comissão de Trabalhadores está demissionária, devido à rejeição pelos trabalhadores do pré-acordo que tinha negociado com a empresa, a administração da Autoeuropa deverá esperar pela eleição da nova Comissão de Trabalhadores, marcada para dia 3 de Outubro. Os trabalhadores alegam que se o pagamento fosse feito em horas extraordinárias equivaleria a 400 euros por mês. Os mesmos entrariam em vigor para parte da Volkswagen Autoeuropa em Novembro e para a totalidade da fábrica em Fevereiro de 2018.

Em muitos casos, fizeram-no com abundância e sobrevalorização de pormenores, designadamente as "contrapartidas" da empresa, que os mal-agradecidos trabalhadores parecem recusarem, como se tivessem ensandecido, para escândalo de editorialistas, patrões e dirigentes do CDS, do PSD e... de outros partidos que se dizem de esquerda. Ou seja, o dobro do registado em 2016, graças à chegada do novo modelo, o SUV T-Roc.

Artigos relacionados