Quadrilha usava nome de mortos para fraudar benefícios do INSS no Piauí

Quadrilha usava nome de mortos para fraudar benefícios do INSS no Piauí

A operação Tripla Face teve início por volta das 5h, desta terça-feira (12) e tem parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). De acordo com as autoridades, a quadrilha falsificava documentos e recebia benefícios em nome de pessoas mortas. Com informações da Comunicação Social da PF em Belo Horizonte/MG. "Com o nome desses adultos fictícios, que eles recriaram, eram realizados alguns recolhimentos junto à Previdência Social, sempre em valores próximos ao teto de contribuição, criando, desta forma, a condição de segurados", explicou a assessoria da Polícia Federal, complementando que posteriormente eram simulados os falecimentos dessas 'pessoas', para que fossem requeridos os respectivos benefícios de pensão por morte perante o INSS.

Foram cumpridos oito mandados judiciais de prisão, sendo dois de prisão preventiva e seis de prisão temporária, além de cinco mandados judiciais de busca e apreensão nos estados de Minas Gerais (cidade de Betim), Bahia (cidades de Nova Viçosa, Teixeira de Freitas e Porto Seguro) e Rio de Janeiro (capital).

De acordo com nota a imprensa enviada pela PF, o grupo criminoso agia identificando beneficiários do INSS falecidos e falsificavam RGs com o nome deles, depois obtinha uma procuração pública ideologicamente falsa por meio da utilização do RG falsificado e cadastrava-se como procurador alegando que o beneficiário está impossibilitado de se locomover e assim reativava e recebia o benefício. Com a desarticulação do grupo criminoso e a suspensão dos benefícios por ele fraudados, evitou-se um prejuízo de aproximadamente R$ 15,6 milhões.

Os crimes cometidos pelos infratores são de Estelionato Previdenciário, Associação Criminosa, Falsidade Ideológica e Uso de Documento Falso.

O prejuízo já causado pela quadrilha aos cofres da União ultrapassou a cifra de R$ 2 milhões. Esses crimes possuem penas que ultrapassam dez anos de prisão.

Artigos relacionados