Polícia Federal prende dono da J&F Wesley Batista

Polícia Federal prende dono da J&F Wesley Batista

O sócio e irmão de Joesley Batista, Wesley Batista, foi preso na manhã desta quarta-feira (13), em São Paulo. Joesley também foi alvo de mandado de prisão da Justiça Federal de São Paulo.

Para o advogado Pierpaolo Cruz Bottini, responsável pela defesa de Wesley, a prisão dos irmãos Batista nesse inquérito é absurda e configura uma espécie de vingança contra aqueles que colaboram com a Justiça. O irmão dele, Joesley Batista, que está em prisão temporária em Brasília, também é alvo de prisão preventiva na ação de hoje.

As suspeitas surgiram após a análise da gravação de uma conversa entre os dois empresários da JBS, cujo áudio estava entre os materiais entregues à PGR no último dia 31 de agosto. Os acordos dos outros cinco colaboradores estão mantidos. Na noite de domingo, 10, para segunda-feira, 11, o bilionário passou, na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo a primeira das quatro noites que tem pela frente no xadrez.

O suposto crime na CVM não foi relatado pelos executivos da JBS no acordo de colaboração premiada. A decisão foi tomada a partir do pedido de prisão do empresário feito pelo procurador geral da república, Rodrigo Janot. Por isso, a "imunidade" conquistada pelos delatores não é válida para esse caso e para outros além da colaboração. Com as irregularidades, o mercado era manipulado, fazendo com que os acionistas absorvessem parte do prejuízo gerado pela baixa das ações. Com isso, o grupo lucrou com a alta da moeda americana após a revelação da delação, em 17 de maio.

Ele foi preso supostamente por usar informações privilegiadas para lucrar no mercado financeiro, no período da divulgação da delação premiada dos executivos do grupo.

O crime está previsto no artigo 27-D da Lei 6.385/76, que regula o mercado de valores mobiliários.

Eles só entraram na aeronave quase três horas depois porque a polícia aguardava a chegada dos malotes apreendidos durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em imóveis ligados a eles.

Artigos relacionados