ONU aprova novas sanções contra a Coreia do Norte

ONU aprova novas sanções contra a Coreia do Norte

"As quatro ilhas do arquipélago devem ser afundadas no mar por uma bomba nuclear do Juche".

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta segunda-feira (11) de forma unânime um novo pacote de sanções contra a Coreia do Norte.

A Coreia do Norte lançou, esta sexta-feira de manhã, um míssil que sobrevoou o Japão, anunciou o Governo japonês.

O texto prevê um embargo sobre exportações de gás para a Coreia do Norte, a limitação das exportações de petróleo e derivados, e a proibição de importações de têxteis norte-coreanos. Em 29 de agosto, um míssil balístico de alcance intermediário, o Hwasong-12, percorreu 2.700 quilômetros sobre o Japão antes de se desfazer em pedaços e cair no mar.

Para o embaixador norte-coreano em Genebra, Han Tae-song, as sanções têm como objetivo atrapalhar o desenvolvimento do país.

"O Japão nunca tolerará os perigosos atos de provocação da Coreia do Norte que ameaçam a paz no mundo", afirmou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

"Exerceremos máxima pressão sobre a Coreia do Norte até conseguirmos que mostre um claro compromisso rumo à desnuclearização e se sente à mesa das negociações", acrescentou.

O alerta do governo de Kim Jong Un ocorre no momento em que diplomatas discutem os detalhes de um projeto de resolução encabeçado pelos EUA contra a Coreia do Norte. No dia três de setembro, o regime realizou o seu teste mais potente até hoje com o que seria uma bomba de hidrogênio.

Autoridades dos EUA reafirmaram o compromisso inabalável de Washington com a defesa de seus aliados.

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte, as sanções são "maléficas", constituindo uma violação de seu direito legítimo de autodefesa e que têm como objetivo "sufocar completamente o seu Estado e sua população através de um bloqueio econômico de escala total".

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, convocou uma reunião de emergência para tratar do assunto.

Artigos relacionados