HBO é multada em R$ 2 milhões pelo Procon-SP

HBO é multada em R$ 2 milhões pelo Procon-SP

A Fundação Procon-SP multou a rede HBO, que transmite filmes na TV por assinatura, por causa da exibição do longa "Festa da Salsicha" (Sausage Party) em horários impróprios, entre manhã e tarde, sem advertir que se tratava de uma "animação pornográfica". De acordo com o órgão de defesa do consumidor, o canal realizou a transmissão do filme em sua grade diurna e esqueceu de alertar os telespectadores (principalmente os pais e responsáveis) de que a animação não foi feita para ser assistida pelas crianças [VIDEO]. O órgão considerou a transmissão do filme produzido por Seth Rogen totalmente inapropriada nos horários informados e ainda destacou que nem mesmo no site do canal de TV há informações claras sobre o conteúdo do filme. Para o Procon, a censura adequada do longa deveria ser 18 anos e não 16, como foi colocado na grade da HBO. Isto acabou gerando revolta de pais nas redes sociais e acabou promovendo a entrada do Procon-SP no circuito.

'Festa da Salsicha', a primeira animação para adultos, conta a história de uma salsicha que lidera um grupo de produtos de supermercado em um jornada para descobrir a verdade sobre a sua existência e o que realmente acontece quando eles são escolhidos da prateleira.

"Em contrapartida, o produtor do DVD já na capa avisa que não é uma animação para crianças e no verso aponta que há conteúdo sexual, drogas e linguagem imprópria".

"A HBO informa que segue as práticas padrão estabelecidas pela indústria de TV paga". Antes do início de cada programa, a rede exibe de forma clara a classificação do programa e alerta os espectadores sobre os tópicos abordados.

A empresa poderá recorrer na decisão. A HBO lembra ainda que as operadoras de cabo e satélite oferecem funcionalidades de bloqueio de acordo com as classificações de um programa, possibilitando aos pais o controle total sobre o que seus filhos assistem.

Artigos relacionados