Furacão Irma provoca evacuação de 1 milhão de pessoas nos EUA

Furacão Irma provoca evacuação de 1 milhão de pessoas nos EUA

Não ignorem as ordens de evacuação.

"OS PIORES VENTOS ESTÃO POR CHEGAR", completou o NWS.

Mesmo fora da rota do olho do furacão, ondas de até 4 metros podem ocorrer no mar. No lado Oeste da Florida, contudo, são esperadas ondas de até seis metros.

"Agora temos que buscar refúgio e cuidar uns dos outros".

Na última terça-feira, a instituição afirmou que o Irma é o furacão mais forte já registrado na história do Oceano Atlântico.

Funcionários do serviço público da Flórida dizem que mais de 1 milhão de residências ficaram sem energia.

As autoridades não anunciara vítimas fatais, e sim "danos materiais significativos". De acordo com o responsável do programa de furacões da Flórida, Andrew Sussman, perto de 5,6 milhões de moradores - cerca de um quarto da população - receberam ordem de evacuação, devido aos perigos mortais do furacão.

O arquipélago das Keys é particularmente vulnerável ao aumento do nível do mar.

Tampa é uma cidade localizada na costa oeste da Flórida, no condado de Hillsborough, do qual é sede. No Estado americano, a borda externa do furacão já causa fortes chuvas e ventania. As autoridades emitiram advertências em vários condados. As autoridades do estado da Flórida se preparam para o impacto do fenómeno, que, nas palavras do governador Rick Scott, pode ser "devastador".

Durante a tarde de domingo, o furacão deverá seguir ao longo da costa sudoeste da Flórida.

A orientação oficial é para que a população não saia de casa, porque os objetos carregados pelos ventos podem ser transformados em verdadeiros projéteis.

Miami Beach parecia uma "cidade fantasma" no sábado, nas palavras do prefeito da cidade, de quase 100.000 habitantes, Phil Levine, que chamou o Irma de "furacão nuclear". À BBC, o governador da ilha, John Freeman, disse que as pessoas que vivem em áreas de baixa altitutde estão a ser retiradas das suas casas e colocadas em abrigos temporários.

- Nosso tempo está acabando.

"Precisamos de 1.000 enfermeiras voluntárias para ajudar nos abrigos".

Price disse que o principal hospital de Saint Thomas, nas Ilhas Virgens norte-americanas, foi fechado por ter sofrido danos do Irma, e que pacientes em estado crítico estão sendo levados para Porto Rico ou outras ilhas. O José está a cerca de 430 quilômetros a leste das Ilhas de Sotavento. Desde 1921, que a área da Baía de Tampa não é atingida por um grande furacão.

Durante a noite, o Irma atingiu as ilhas de Turcos e Caicos, território ultramarino britânico situado a norte da República Dominicana que nunca antes tinha sido atingido por um furacão de categoria 5.

Artigos relacionados