Facebook quer começar a ganhar dinheiro com o WhatsApp

Facebook quer começar a ganhar dinheiro com o WhatsApp

O Facebook estuda forma de rentabilizar o WhatsApp (do qual é proprietário) e pondera avançar com um modelo de negócio que visa a criação de uma espécie de WhatsApp para empresas.

O WhatsApp vai começar a testar novas funcionalidades que permitam aos consumidores comunicar com facilidade com as empresas.

O Facebook está mesmo disposto a faturar alto com o WhatsApp, que é um dos aplicativos mais utilizados no mundo todo. Estes contactos terão de ser primeiro autorizados pelos utilizadores.

O Facebook considera que as aplicações como WhatsApp e Messenger permitem uma "adequada interação" com os clientes, até "mais" que email ou telefone, visto que podem aceder a dados dos utilizadores e preferências.

"Nós pretendemos cobrar as empresas no futuro", disse o diretor de operações, Matt Idema, ao Wall Street Journal. Pelo menos por enquanto, a intenção é cobrar apenas das empresas que firmarem parceria com o WhatsApp e os usuários continuarão a usar o aplicativo gratuitamente.

Em traços largos, a estratégia já tinha sido antecipada por Mark Zuckerberg, na conferência de apresentação de resultados trimestrais, em Março.

Artigos relacionados