Ex-governador Anthony Garotinho é preso no Rio de Janeiro

Ex-governador Anthony Garotinho é preso no Rio de Janeiro

O advogado de defesa dos irmãos Batista, Pierpaolo Cruz Bottini, classificou como "injusta, absurda e lamentável" a prisão preventiva porque, segundo ele os empresários "sempre esteveram à disposição da Justiça, prestaram depoimentos e apresentaram todos os documentos requeridos".

O juiz Ralph Manhães, da 100º Zona Eleitoral de Campos dos Goytacazes, foi quem expediu a ordem de prisão, pois o ex-governador está sob suspeita de liderar um esquema de troca de votos, que funcionava quando famílias eram incluídas no programa social chamado Cheque Cidadão. "Eu cuido do programa com muito carinho".

Após a prisão, o ex-governador passou mal e foi levado para um hospital do Rio. A medida será cumprida em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, na casa que ele mantém no Bairro da Lapa. Percebendo que não havia como garantir a participação do ex-governador no dia seguinte, Santos faz uma ressalva. Ele comandava um esquema de compra de votos na cidade, segundo sentença judicial. O pedido feito pelo Ministério Público Estadual de Campos dos Goytacazes alegava que Garotinho estava ameaçando uma testemunha do caso que investiga o uso do programa assistencial Cheque Cidadão para fraudar a eleição municipal do município.

A decisão, diz O Globo, estabelece o uso de tornozeleira eletrônica, proíbe a utilização de telefones celulares e restringe o contato pessoal a advogados e familiares próximos - mãe, netos, filhos e a mulher, a ex-governadora do Rio Rosinha Garotinho (PR).

Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho foram absolvidos, em julho, da acusação de abuso de poder político pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Tem que se cuidar. "Trata-se de uma norma que tem por objetivo respeitar o trabalho de investigação em favor da mais ampla apuração dos fatos".

O advogado afirma, por fim, que a prisão domiciliar, além de não ter base legal, causa danos à sua família já que o impede de exercer sua profissão de radialista e sustentar sua família.

Artigos relacionados